O primeiro-ministro britânico prometeu que o seu governo terá «tolerância zero» com a violência nas ruas inglesas, os saqueadores e todos os que querem provocar distúrbios. Cerca de 1700 pessoas já foram detidas pela polícia.
Corpo do artigo
Numa entrevista publicada este domingo no jornal The Sunday Telegraph, David Cameron insistiu que haverá mão pesada com todos os que tentarem regressar às ruas para cometerem actos de violência como os que afectaram recentemente Londres e outras cidades na últimas emana.
O primeiro-ministro calculou que cerca de 100 mil famílias necessitam de ajuda do Governo e prometeu medidas para combater a crise e assegurou que não está preocupado que alguém veja esta política como um «estado pequeno».
Cameron voltou a questionar a actuação da polícia no início dos distúrbios londrinos, que provocaram avultados prejuízos materiais e centenas de detidos.
Na sua opinião, as tácticas policiais «não funcionaram» no início dos confrontos, porque as polícia organizou-se para fazer frente apenas a protestos contra a morte de Mark Duggan.
Contudo, adiantou, as forças de segurança deveriam ter alterado a sua estratégia quando os protestos se agudizaram e se transformaram e roubos e violência.
Até este domingo foram detidas cerca de 1.700 pessoas, muitos deles jovens, por distúrbios cometidos em várias cidades do Reino Unido.