O primeiro-ministro conservador, David Cameron, vai encontrar-se com a rainha Isabel II às 12:30.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro conservador, David Cameron, vai encontrar-se com a rainha Isabel II às 12:30, que deve oficializar a sua reeleição nas legislativas no Reino Unido e convidá-lo formalmente para constituir um novo Governo.
Fontes oficiais adiantaram que, pouco antes das 9:00, os trabalhistas tinham conquistado 313 de 650 assentos da Câmara dos Comuns, numa altura em que faltavam contar os votos de menos de 30 circunscrições.
A visita ao Palácio de Buckingham precede o regresso do líder conservador ao número 10 da Downing Street, onde se espera que faça uma declaração ao país.
Como renova o mandato, Cameron não fica obrigado a manter uma audiência com Isabel II, já que constitucionalmente continua como primeiro-ministro, uma vez alcançados os assentos suficientes, mas fá-lo-á num gesto de cortesia para com a monarca.
Os "tories", que nos últimos cinco anos governaram coligados com os liberais-democratas, aproximam-se da maioria absoluta -- 326 lugares -- e podem obter até 329 assentos na Câmara dos Comuns do Parlamento de Westminster, segundo uma projeção da BBC.