A campanha eleitoral na Catalunha arrancou à meia-noite. As eleições foram desencadeadas pela demissão do Governo liderado por Artur Mas e vai ser dominado pela situação económica e independência da região. A ida às urnas acontece no dia 25 deste mês.
Corpo do artigo
Artur Mas aposta tudo numa só carta. Recupera o objetivo não atingido 1714 e em 1936, a independência da Catalunha. Usa um discurso que defende a superação da crise por meio da criação de um Estado independente.
«O discurso de Artur Mas é muito hábil e assenta em dois pontos: a culpa da crise é de Madrid, se nos livrarmos de Espanha vamos ter um futuro melhor e quando essas palavras tocam no íntimo das pessoas já não há nada a fazer, não se pode voltar a guardar os fantasmas no armário e continuar como se nada fosse. Por isso no futuro teremos uma Catalunha independente», adianta o professor de comunicação política em Madrid, Javier del Rei Morató.
Este docente acredita que Artur Mas vai conseguir uma maioria absoluta nem que para isso tenha que coligar-se com a esquerda republicana da Catalunha.