O secretário de estado das comunidades regista com agrado a intenção das autoridades canadianas. O governante esteve reunido em Otava com o Ministro da Cidadania e Emigração do Canadá.
Corpo do artigo
De acordo com José Luís Carneiro deverão estar no Canadá perto de 1 milhão de cidadãos da União europeia, muitos deles portugueses. O secretário de estado das comunidades explica que grande parte destes emigrantes estão em situação ilegal, apesar de integrados, por exemplo, no sistema de segurança social.
O Canadá quer colaborar com Portugal na regularização de portugueses que se encontram indocumentados no país. "O Governo do Canadá calcula que existem no país um milhão de cidadãos da União Europeia e da Europa do Leste, nomeadamente polacos, ucranianos, que desenvolvem a sua atividade de forma indocumentada", explicou o secretário de Estado.
"Eles estão registados na segurança social, os seus filhos encontram-se a frequentar as escolas canadianas, há uma política de habitação e de acesso à saúde pública, mas encontram-se no Canadá de uma forma indocumentada", acrescentou José Luís Carneiro, que está de visita oficial ao Canadá e falava à Lusa em Otava, antes de partir para Vancouver, na costa oeste do país, onde vai permanecer até quarta-feira.
José Luís Carneiro reuniu-se na segunda-feira com o ministro da Cidadania e Imigração do Canadá, John Mccallum, e com o deputado federal Boris Wzresnewskyj, presidente do Comité Parlamentar para a Cidadania e Imigração.
O secretário de Estado acordou com os responsáveis canadianos que no quadro dessas regularizações, quando Otava avançar para esse processo, "entrará em contato com as autoridades portuguesas", o que o deixou "muito satisfeito".
"Constituiu para nós [Governo], e para mim particularmente, uma grande satisfação e conforto saber que pretendem manter um contacto com as autoridades portuguesas quando avançarem para o processo de regularização dessas situações", sublinhou.
No encontro, a educação também foi um dos temas abordados, debatendo-se a ideia da "oferta da língua portuguesa integrada no ensino das várias províncias".
Em Vancouver, vai visitar hoje diversas empresas de luso-canadianos e jantar no Clube Português de Vancouver. Na quarta-feira, vai visitar o monumento de homenagem ao português Joe Silvey (um pioneiro na colonização da costa oeste do Canadá), em Stanley Park, e o consulado-geral de Portugal naquela cidade, antes de partir para S. Francisco, nos Estados Unidos da América, onde fica até 05 de novembro.