Canadá reduz corpo diplomático em Cuba. Diplomatas revelaram sintomas sem causa aparente

Librarian Lisette Canals sits at the entrance of her home with her dog next to Cuban flags hung up to dry after Hurricane Irma caused flooding and a blackout, in Havana, Cuba September 11, 2017. REUTERS/Alexandre Meneghini - RC15BD1D1790
REUTERS
Depois de 26 norte-americanos se terem queixado de tonturas ou de perda de audição sem causa aparente, 14 pessoas ligadas ao corpo diplomático do Canadá também dizem ter sido afetadas.
Corpo do artigo
O corpo diplomático do Canadá em Havana, Cuba, vai ser reduzido para metade depois de reportado o 14.º caso de sintomas considerados estranhos.
Ao longo dos últimos dois anos uma série de diplomatas a trabalhar na capital cubana queixou-se de sintomas como tonturas, vertigens, dores de cabeça, problemas de equilíbrio, memória, concentração, visão, audição e sono. A causa nunca foi identificada.
Em comunicado, citado pela CNN, o Governo do Canadá diz que o pessoal diplomático vai passar de 16 para oito, enquanto continuam a ser estudadas as potenciais causas dos problemas.
A embaixadora de Cuba no Canadá, Josefina Vidal, criticou a decisão, que diz "incompreensível" e lembra que Cuba também está a trabalhar para descobrir a origem dos sintomas.
Os Estados Unidos também retiraram a maioria do corpo diplomático de Cuba depois de 26 norte-americanos terem apresentado sintomas sem causa aparente e o caso chegou a motivar uma investigação por parte do FBI.
Inicialmente pensou-se que os diplomatas pudessem estar a ser vítimas de um "ataque sonoro", hipótese que as autoridades ainda não descartam.
Três pessoas tiveram de passar a usar aparelhos para melhorar a audição depois de sofrerem perda de audição moderada a grave. Outros diziam sentir pressão e zumbidos nos ouvidos.
Uma outra teoria, estudada por um investigador britânico e um norte-americano, admite que a origem do problema possa estar no som de grilos de cauda curta [anurogryllus celerinictus] produzido para atrair fêmeas. Nenhum outro estudo corroborou esta hipótese.