A partir desta terça-feira, os cigarros no Canadá vão conter avisos. As mensagens anti-tabaco aparecem em cada cigarro individualmente.
Corpo do artigo
O Canadá tem sido pioneiro nessas iniciativas. Foi mesmo o primeiro a legislar a inclusão de imagens chocantes nos maços de tabaco, seguiu-se uma escalada forte nos impostos e depois a proibição de fumar em certos locais.
Políticas que deram resultados, mas, mesmo assim, o Canadá vai mais longe.
A medida entra em vigor a partir de agora, avança o The Guardian. O combate contra o tabaco vai ser travado no próprio cigarro. Baforada a baforada, passa a passa.
Em cada um deles, individualmente, na ponta onde se chega o isqueiro e se acende o cigarro vai estar uma de sete mensagens possíveis. Ocupam cerca de metade do comprimento da mortalha e nenhum dos textos é animador.
TSF\audio\2023\08\noticias\01\rui_tukayana_cigarros_canada
Por exemplo, um diz: "veneno em cada passa", outro garante que os "cigarros causam impotência". Outra hipótese lembra a "leucemia" e há ainda uma versão que avisa que "fazem mal às crianças".
No fundo, o governo canadiano quer que seja impossível passar ao lado destes avisos de saúde pública.
No Canadá o combate aos cigarros tem sido duro e os resultados positivos. Segundo as estatísticas, em 1965 cerca de metade dos canadianos fumavam. Um valor que agora está nos treze por cento.
Mesmo assim, o governo quer mais. Naquele país todos os anos morrem 48 mil pessoas vítimas do hábito e são gastos anualmente o equivalente 4 mil milhões de euros em doenças relacionadas com o fumo.
A medida que esta terça-feira entra em vigor pretende não só ter efeitos positivos na saúde do Canadá, mas também nos cofres públicos.