O roubo das jóias, à mão armada, aconteceu este domingo, em plena luz do dia, no Hotel Carlton de Cannes, no Sul de França, onde decorria uma exposição de joalheria.
Corpo do artigo
De acordo com os primeiros dados da investigação, adianta a agência France Presse, um homem entrou armado no hotel, pouco antes das 12:00 (11:00 em Lisboa), e levou uma mala com as jóias, no valor estimado de 40 milhões de euros.
As jóias faziam parte de uma exposição que decorria no hotel Carlton desde 20 de julho, intitulada "Diamantes Extraordinários".
A direção do hotel, contactada por telefone pela AFP, não quis fazer qualquer comentário. A investigação está a cargo da polícia judiciária de Nice.
Este será o segundo maior roubo na história de França. O recorde é detido por um assalto que rendeu 80 milhões de euros, na joalheria Harry Winston em Paris, em dezembro de 2008.
Trata-se ainda do terceiro assalto de jóias em Cannes em dois meses. Em maio, na última edição do festival de Cannes, um assalto aos cofres do hotel Novotel rendeu aos ladrões jóias da marca Chopard no valor de cerca de 1 milhão de euros.
Quatro dias depois, também durante o festival de Cannes, um colar no valor de dois milhões de euros da joalharia suíça De Grisogono, que ia ser usado durante o festival, foi roubado.