O cantor, que ficou conhecido por ter interpretado o êxito Seven Seconds, diz que pretende ser a alternativa ao actual presidente Abdoulaye Wade, de 85 anos.
Corpo do artigo
O cantor senegalês Youssou Ndour anunciou, na segunda-feira à noite, que é candidato às eleições presidenciais marcadas para Fevereiro onde vai enfrentar, nomeadamente, o actual presidente Abdoulaye Wade, de 85 anos.
Numa declaração feita numa rádio e numa televisão que pertence ao grupo de comunicação social de que é proprietário, o cantor de 52 anos disse que ter «ouvido» os apelos à sua candidatura a estas presidenciais e «respondido favoravelmente» a estes pedidos.
«É um dever patriótico supremo. Sou a alternativa à Alternância», acrescentou Ndour, numa referência ao regime de Abdoulaye Wade, que chegou ao poder em 2000, depois de 40 anos de poder socialista.
Na corrida presidencial, cuja primeira volta disputa-se a 26 de Fevereiro, apresentam-se outros cerca de 20 candidatos, oriundos de partidos políticos do país e da sociedade civil.
Ndour, embaixador da Boa Vontade para a ONU e UNICEF, ficou conhecido com o êxito Seven Seconds, que interpretou com a cantora sueca Neneh Cherry, e actuou em vários concertos em benefício da Amnistia Internacional.