A Mangueira, uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro venceu o desfile do Carnaval carioca deste ano.
Corpo do artigo
Com uma diferença mínima de uma décima de ponto para as segundas classificadas, a Mangueira (269,80 pontos) esteve melhor nos detalhes do que a Portela (269,70 pontos) e os Unidos da Tijuca (269,70 pontos).
A escola recebeu várias notas dez incluindo na categoria de samba enredo, este ano dedicado aos 50 anos de carreira de Maria Bethânia, a artista baiana, acompanhada por duas pequenas afilhadas não escondeu a felicidade no canal TV Globo:
"As meninas começaram a vibrar, dez, meu Deus. Felizmente a Mangueira conseguiu ganhar um carnaval. Uma homenagem tão comovente, tão elegante. O carnavalesco que teve essa ideia da 'menina dos olhos de Oyá', uma frase que ouviu de minha mãe em menininha"
A Mangueira não ganhava um título há 14 anos e este ano pegou no reportório de Maria Bethânia para lhe fazer uma homenagem:
"Sou abelha rainha, fera ferida, bordadeira da canção
De pé descalço, puxo o verso e abro a roda
Firmo na palma, no pandeiro e na viola
Sou trapezista num céu de lona verde e rosa
Que hoje brinca de viver a emoção"
Este é um trecho da letra do samba enredo vencedor do Carnaval de 2016.
[youtube:MIukjaA3b38]
Com este título passam a ser 18 o numero de vezes que a Mangueira é campeã. Com melhor palmarés só mesmo a Portela que venceu por 21 vezes.
Uma vitória que deixou Caetano Veloso, o irmão de Maria Bethânia, exultado, como demonstra neste vídeo colocado no Twitter:
[twitter:697523599947800576]