
An electron micrograph of a Listeria bacterium in tissue is seen in a 2002 image from the Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Investigations into foodborne illness are being radically transformed by whole genome sequencing, which federal officials say is enabling them to identify the source of an outbreak far more quickly and prevent additional cases. Listeria monocytogenes is the infectious agent responsible for the food borne illness Listeriosis. U.S. disease detectives have begun using whole-genome sequencing to track down the origins of food borne illness, which sicken 48 million Americans each year. REUTERS/Elizabeth White/CDC/Handout via Reuters FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY. IT IS DISTRIBUTED, EXACTLY AS RECEIVED BY REUTERS, AS A SERVICE TO CLIENTS - GF10000182766
REUTERS
Há 34 pessoas hospitalizadas.
O número de hospitalizados por infeção confirmada ou com suspeitas de listeriose na Andaluzia baixou para 34, menos três do que na terça-feira, entre os quais 15 grávidas, e os casos confirmados aumentaram para 214, mais três.
Os serviços de saúde andaluzes destacaram esta quarta-feira que nas últimas 24 horas não houve novos abortos, nem recém-nascidos com infeção, nem mortes, pelo que o balanço deste surto de listeriose se mantém em três mortes e sete abortos.
Dos 34 hospitalizados, 31 estão internados em hospitais públicos e os três restantes em centros privados, enquanto na Unidade de Cuidados Intensivos continuam em tratamento três outros doentes, um número igual ao de terça-feira.
Entre a maioria dos hospitalizados em centros públicos, 22 estão internados em hospitais de Sevilha, menos sete do que na terça-feira, outros cinco em Cádis, dois em Málaga, um em Huelva e outro em Granada. Na terça-feira, registaram-se três novos casos de infeção confirmada por listeriose monocytogenes, entre os quais se encontram duas grávidas. Uma delas deu à luz e o recém-nascido está em tratamento e pendente dos resultados das análises, enquanto uma segunda mulher continua grávida e está em tratamento.
Os serviços de saúde sublinharam que a redução do número de novos casos diários se mantém "de forma consolidada", desde o dia 23 de agosto. A distribuição provincial confirma que o surto de listeriose se concentra na província de Sevilha, com 175 casos, o que representa 82% do total, seguindo-se Huelva (17), Cádis (11), Málaga (6) e Granada (5).
O alargamento do tratamento a grávidas assintomáticas que comeram o alimento contaminado mantém-se "a bom ritmo", graças ao "trabalho extraordinário" que estão a fazer todos os médicos de família, os ginecologistas e as parteiras, assim como ao "comportamento sereno e exemplar das mulheres grávidas", segundo o comunicado.
Dados provisórios recolhidos até às 12h00 de terça-feira, indicam que foram já contactadas 21.533 gestantes e que foi recomendado um tratamento com amoxicilina oral a 1.275 mulheres.O porta-voz do gabinete técnico dos serviços de saúde e famílias para o acompanhamento da listeriose, José Miguel Cisneros, afirmou que os dados "continuam a mostrar que o surto está em remissão", pela "redução contínua do número de casos novos de infeção e de pacientes hospitalizados".