O presidente catalão, Artur Mas, considerou hoje a jornada de participação um «êxito total», um dia «inesquecível na história da Catalunha» em que mais de dois milhões de pessoas deram um «passo de gigante» para decidir o seu futuro.
Corpo do artigo
«Este 9N figura como uma data já inesquecível na história da Catalunha», disse Artur Mas, ainda sem que fossem conhecidos resultados da votação.
Para Artur Mas, os votantes deram «um passo de gigante» no objetivo «amplamente partilhado» de «poder decidir em algum momento, em total liberdade e com plenas garantias, o futuro» da Catalunha.
Agradecendo aos «muito mais de dois milhões de pessoas que participaram e votaram», Mas disse que esta participação foi «um êxito total», especialmente pelas condições em que o voto se realizou.
«Mostraram que a Catalunha é muito grande. Ajudaram primeiro, com o seu civismo exemplar, numa jornada de grande civismo. Agradeço também pela lição de democracia, em maiúsculas, que deram», disse.
«E também por acreditarem no seu país, por acreditarem na Catalunha, por lhe darem a dignidade que merece», acrescentou.