Líder do CDS-PP diz que Portugal deve acompanhar desenvolvimentos na Catalunha com "muita atenção". "Influenciam-nos bem mais do que podemos imaginar", afirma Assunção Cristas.
Corpo do artigo
Assunção Cristas diz que foi com um "sentimento misto" que recebeu a notícia do resultado eleitoral na Catalunha, que deu a vitória ao partido constitucionalista Ciudadanos. Para a líder do CDS-PP, é preciso, por um lado, sublinhar o "bom resultado" alcançado por esta força política nas eleições regionais, porém, entende, há que olhar "com atenção" para a "situação de impasse que se pode manter".
TSF\audio\2017\12\noticias\22\assuncao_cristas_catalunha_13h
"Acho que Portugal deve acompanhar com muita atenção e nós, no CDS-PP, acompanhamos com muita atenção todos os desenvolvimentos na Catalunha porque influenciam-nos bem mais do que podemos imaginar", afirmou a presidente do CDS-PP, à margem de uma visita ao Espaço Sete Ofícios, da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa.
Para Assunção Cristas, o importante, neste momento, é que, após as eleições regionais, haja o "cumprimento estrito da constituição e da lei", para que "com diálogo e espírito construtivo" se possa alcançar "uma solução".
Na última quinta-feira, os catalães deram a vitória ao Ciudadanos - colocando o partido como a força política mais votada -, mas a maioria absoluta continua com o bloco independentista, que é constituído pelo Juntos pela Catalunha, de Carles Puigdemont, pela Esquerda Republicana de Catalunha, de Oriol Junqueras, e pela Candidatura de Unidade Popular.