Enric Millo prometeu respeito ao futuro presidente do governo regional catalão.
Corpo do artigo
O delegado do Governo espanhol na Catalunha, Enric Millo, pediu ao futuro presidente do governo regional catalão (Generalitat), Quim Torra, que "assuma de maneira solene as suas competências" e "não se deixe controlar por ninguém fora da Catalunha".
Millo falava em declarações à TV3, depois de tomar conhecimento de que a Candidatura de Unidade Popular (CUP, esquerda radical) se absterá na votação de segunda-feira no parlamento regional, assim viabilizando a investidura de Torra.
"Todos o respeitaremos [se ele fizer isso e] se decidir representar e trabalhar para todos os catalães, para os 7,5 milhões, e não apenas para uma parte, para os que votaram a favor da sua opção política", assegurou.
Noutra entrevista, concedida hoje de manhã à RAC1, Millo afirmou que o Governo de Madrid retomará "automaticamente" o diálogo com a Generalitat quando tomar posse um novo presidente, "seja quem for", e explicou que a formação de um novo Governo catalão representará o fim da aplicação do artigo 155.º da Constituição espanhola, que suspendeu a autonomia da região da Catalunha.