A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, anunciou que vai abrir estesábado, em Tripoli, uma nova delegação da União Europeia na Líbia e aproveitar a sua visita para conhecer os novos dirigentes do país.
Corpo do artigo
«Abrir uma delegação da União Europeia (UE) em Tripoli reflete o compromisso da UE em manter relações estreitas com o povo líbio, tanto durante o período de transição política como no longo prazo», afirmou a responsável num comunicado enviado à imprensa.
Na agenda da visita da diplomata europeia estão encontros com o chefe do Conselho Nacional de Transição (CNT) Mustafa Abdeljalil, e com o novo primeiro-ministro, Abdel Rahim al-KiB, e a participação num fórum sobre os direitos das mulheres na Líbia.
Esta visita destina-se a reforçar o apoio da UE aos esforços do povo líbio para construir uma nova Líbia, baseada no Estado de direito, na democracia e nos direitos humanos.
A UE, que já disponibilizou mais de 155 milhões de euros em ajuda humanitária para a Líbia desde o início da crise, colocou à disposição do CNT 30 milhões de euros para as prioridades imediatas e para os esforços de estabilização, e mais 50 milhões para outros programas