Cavaco Silva considerou que o reinado de Juan Carlos foi inteiramente dedicado ao bem comum do povo espanhol. Durão Barroso diz que Juan Carlos foi «artífice e defensor da democracia».
Corpo do artigo
O Presidente da República agradeceu o empenho do rei Juan Carlos, que abdicou esta segunda-feira em favor do seu filho, no reforço das relações entre Portugal e Espanha.
Numa mensagem dirigida ao rei de Espanha, a quem trata por majestade e por querido amigo, Cavaco Silva lembrou 39 anos de um reinado que considerou inteiramente dedicado ao bem comum do povo espanhol.
Por seu lado, o presidente da Comissão Europeia considerou que o rei Juan Carlos foi sempre um exemplo inspirador para os povos europeus na defesa da democracia.
«Artífice e defensor da democracia, o rei Juan Carlos foi validador fundamental do europeísmo e da modernidade de Espanha durante os 39 anos do seu reinado», frisou Durão Barroso.
Sem a «figura histórica» de Juan Carlos «não se entenderia a Espanha atual», acrescentou o chefe do executivo europeu, que quis «expressar a sua profunda admiração pelos valores» que o monarca «encarna».
«Representa para os europeus um exemplo em que temos de continuar a nos inspirar», concluiu.