O Presidente da República enviou uma mensagem de condolências ao rei Harald V da Noruega, pelas vítimas do atentado ocorrido esta sexta-feira no centro de Oslo e que provocou pelo menos dois mortos.
Corpo do artigo
«Foi com profunda consternação que tomei conhecimento do trágico e cobarde atentado perpetrado hoje, em Oslo, o qual merece a nossa mais enérgica condenação e repúdio», refere a mensagem de Cavaco Silva, disponibilizada no site da Presidência.
«Nesta hora de sofrimento e de luto, quero expressar a Vossa Majestade e às famílias das vítimas, em nome do povo português e no meu próprio, os sentimentos do nosso profundo pesar e solidariedade», acrescenta.
Entretanto, o primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, sublinhou já que a situação é «grave», após a explosão de uma bomba que destruiu o seu gabinete, em Oslo, provocando, segundo as autoridades, pelo menos dois mortos e 15 feridos.
A televisão pública NRK noticiou entretanto que um homem disfarçado de polícia abriu fogo num encontro da juventude trabalhista em Utoeya, uma ilha nos arredores de Oslo.
O autor dos disparos, que provocaram pelo menos cinco feridos, já foi detido, segundo a televisão estatal.