Cenário de "Star Wars" é agora palco na guerra contra o Estado Islâmico (com vídeo)
Tatooine foi criado por George Lucas a partir de Tataouine. Era um planeta deserto no filme, agora é palco de combate contra jihadistas do EI, já que a cidade está a ser usada como porta de passagem de terroristas para a Líbia.
Corpo do artigo
[youtube:1gpXMGit4P8]
Na "Guerra nas Estrelas" é cenário para o planeta estéril de Tatooine, iluminado por dois sóis.
Esta área no sul da Tunísia, onde Lucas filmou três episódios da série ("Star Wars", "A Ameaça Fantasma", em 1999, e "O Ataque dos Clones" em 2002) é agora, segundo a CNN, parte de um conflito real e palco para os jihadistas, que estão a usá-la como passagem para a Líbia.
A cidade de Tataouine (que deu o nome ao planeta deserto de Lucas) fica perto da fronteira com a Líbia e é lá que agora algumas fações aliadas ao Estado islâmico se movimentam. No local foi inclusivamente descoberto um armazenamento de armas.
A situação não é obviamente favorável ao turismo da Tunísia. No ano passado, numa tentativa de aumentar o número de turistas, o governo tunisino lançou um vídeo no YouTube com uma nova versão da música de Pharrell Williams, "Happy". A versão contou com atores vestidos como personagens de "Star Wars".
[youtube:9HvaFhUcm-4]