Cessar-fogo entrou em vigor em Gaza: IDF já estão nas "novas linhas de destacamento operacional"
Nas últimas horas, o Exército israelita realizou ataques enquanto se retirava
Corpo do artigo
O cessar-fogo na Faixa de Gaza entrou em vigor às 12h00 locais (10h00 em Lisboa), anunciou o Exército israelita, na sequência do acordo alcançado na quarta-feira entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas.
“O acordo de cessar-fogo entrou em vigor às 12h00”, disse o porta-voz do Exército israelita em árabe, Avichai Adrai, numa mensagem na rede social X.
O mesmo responsável indicou que as tropas das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) já estão "nas novas linhas de destacamento operacional, com base no acordo de cessar-fogo e no regresso dos reféns", referindo-se à chamada linha amarela, definida no acordo mediado pelos Estados Unidos, Qatar, Egito e Turquia, com base no plano de paz apresentado pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
Com a entrada em vigor do cessar-fogo, começa a contar o período de 72 horas para a libertação dos 48 reféns, dos quais 20 vivos, que continuam retidos em Gaza desde o ataque do Hamas contra Israel, em 7 de outubro de 2023.
Segundo Adrai, “as forças das FDI no Comando Sul estão destacadas na área e continuarão a operar para eliminar qualquer ameaça imediata”.
Nas últimas horas, o Exército israelita realizou ataques enquanto retirava.
O Hamas não se pronunciou até agora sobre a entrada em vigor do cessar-fogo.