O preço alcançado supera os 1,8 milhões de euros pagos por outro chapéu de Napoleão, em 2014.
Corpo do artigo
Um dos famosos chapéus bicornes utilizado por Napoleão Bonaparte - este preto com uma roseta com as cores da bandeira francesa (vermelho, branco e azul) - foi vendido por quase dois milhões de euros num leilão, em Paris.
Esperava-se que o chapéu fosse leiloado por um valor entre com os 600 e os 800 mil euros. No entanto, o leilão coincide com o mês de estreia do filme biográfico "Napoleão", protagonizado por Joaquin Phoenix, e, talvez, por isso, a venda tenha chegado aos 1,9 milhões de euros, nota um porta-voz da casa de leilões Druout, citado pelo The Guardian.
O preço alcançado atinge um novo máximo ao superar os 1,8 milhões de euros pagos por outro chapéu de Napoleão, em 2014.
Uma das grandes marcas que distinguia Bonaparte era a forma como usava o chapéu. De lado e com as pontas paralelas aos ombros, era assim que as tropas francesas identificavam o antigo líder militar francês no campo de batalha. O estilo acabou por ficar conhecido como "En bataille".
Este chapéu era conhecido por toda a gente. Quando o viam em batalha, sabiam que Napoleão estava presente
O artigo leiloado é um dos 20 que restam dos 120 chapéus que Napoleão usou enquanto era vivo. A maioria dos restantes bicornes do imperador francês ainda existentes está em museus ou em coleções privadas.