A chefe da diplomacia europeia teve um encontro de duas horas com o Presidente egípcio deposto Mohamed Morsi, que está detido pelo Exército desde 3 de julho num local secreto.
Corpo do artigo
O teor da conversa ainda não é conhecido, mas a porta-voz de Catherine Ashton já disse que o diálogo foi «aprofundado».
É a primeira visita que Mohamed Morsi recebe desde que está detido, faz no próximo sábado um mês.
Nem mesmo a família conseguiu chegar ao local secreto para onde o presidente deposto foi levado plo Exército.
Um alto responsável egípcio contou à France Presse que Catherine Ashton foi ter com Mohamed Morsi e mais tarde, quando regressar dará conta dos detalhes desse encontro.
Sabe-se apenas, segundo uma outra fonte citada por esta agência de notícias, que a chefe da diplomacia europeia foi de helicóptero.
Para o final da manhã está prevista uma conferência de imprensa, onde Catherine Ashton deverá falar sobre os outros encontros que teve durante o dia de ontem.
Ashton esteve reunida com o presidente interino Adly Mansour, com o vice-presidente responsável pelas relações internacionais Mohamed El Baredei, com o general al-Sissi, chefe do Exército e também ministro da Defesa e vice-primeiro ministro.
Na ronda de encontros, a alta responsável pela diplomacia da União Europeia falou ainda com representantes de grupos islamistas próximos de Mohamed Morsi, que após o encontro trataram de deixar um aviso, em comunicado, dizendo que a única solução para a crise do Egipto é o regresso do presidente deposto e a rejeição do golpe de Estado.