Chile: Meio milhão de porcos em risco de vida levam governo a lançar alerta sanitário
O governo do Chile declarou na terça-feira um alerta sanitário num local onde meio milhão de porcos, abandonados, estão em risco de vida por falta de comida e água, noticia a AFP.
Corpo do artigo
O ministro da Saúde, Jaime Manalich, visitou o local em Freirina, 800 quilómetros a Norte da capital, na região de Atacama, e disse que, sem alimentação, água, limpeza e cuidados, os porcos começaram a morrer.
O incidente começou quando os residentes de Freirina, irritados com o mau cheiro dos suínos, fizeram uma marcha de protesto na quinta-feira, que culminou em confrontos, com os manifestantes a incendiarem dois carros da polícia e esta a prender 23 contestatários.
Os residentes bloquearam as estradas de acesso ao local e os empregados abandonaram as instalações.
«Devido ao bloqueio das estradas desde quinta-feira, os animais deixaram de receber alimentação, não há higiene, os seu resíduos não são tratados e estamos a saber que a mortalidade é elevada entre os animais, em particular nos mais novos», disse Manalich.
As autoridades declararam um alerta sanitário na área e encerraram temporariamente as instalações, propriedade da empresa Agrosuper.
O governador de Atacama, Fernando Flores, disse que se estava a procurar desimpedir as estradas para alimentar os animais.