
China e Taiwan
Direitos Reservados
A China e Taiwan iniciaram, esta quinta-feira, a primeira sessão diálogo directo desde 1995. Estas conversações estão a ser feitas por duas organizações semi-oficiais, uma vez que Pequim e Taipé não têm relações diplomáticas.
Corpo do artigo
A China e Taiwan iniciaram, esta quinta-feira, o primeiro diálogo directo desde 1995, conversações que deverão centrar-se sobretudo no estabelecimento de voos directos entre os dois territórios.
Segundo o China Daily, o jornal oficial chinês de língua inglesa, os negociadores estão a discutir a possibilidade do estabelecimento de 18 ligações aéreas da China para Taiwan e outros 18 no sentido inverso.
Estes voos ligariam quatro aeroportos da ilha nacionalista às cidades chinesas de Pequim, Xangai, Guangzhou e Xiamen, isto para evitar que a larga comunidade de Taiwan evite fazer escala em Hong Kong para chegar à sua terra natal.
As negociações estão a ser levadas a cabo por duas organizações semi-oficiais em Pequim, uma vez que os dois países não têm quaisquer relações diplomáticas.
O emissário de Taiwan, Chiang Pin-kun, deverá mesmo ser recebido na sexta-feira pelo presidente chinês, Hu Jintao.
Apesar da longa rivalidade entre os dois territórios, a China já é o primeiro parceiro económico de Taiwan, com um volume de trocas equivalente a 102 mil milhões de dólares em 2007.