Os dois aparelhos estavam em perfeitas condições, os pilotos eram experientes e as condições climatéricas eram bastante favoráveis. As autoridades questionam-se o que terá, então, provocado o acidente que matou dez pessoas.
Corpo do artigo
Dois pilotos argentinos e oito atletas franceses. Nenhum ocupante escapou com vida. A notícia do acidente em La Rioja, na Argentina deixou o país em estado de choque e a França também. Entre as vítimas estavam alguns dos melhores desportistas franceses. O grupo participava num "reality show".
[youtube:E4oE_PJ9PEQ]
Sem respostas para o que se sucedeu, as autoridades locais de Aviação Civil preferem ser cautelosas nas explicações. À primeira vista tudo estava bem: os pilotos eram experientes e as condições climatéricas eram bastante favoráveis.
O governador de La Rioja defendeu o profissionalismo dos pilotos, Juan Carlos Castillo (veterano da Guerra das Malvinas) e Roberto Abate, e atestou o bom estado de conservação dos helicópteros, que eram propriedade dos governos de La Rioja e da província de Santiago del Estero. As garantias fora dadas à produtora do programa "Dropped", um popular "reality show" da televisão francesa no qual eles participavam.
«O helicóptero era dos melhores do mundo para zonas de alta montanha e o piloto era um homem reconhecido por todos. Tinha muita experiência em voos com estas características. Temos de aguardar pelas conclusões das autoridades competentes», declarou o responsável.
O governador confirmou, ainda, que a França enviou dois peritos que vão juntar-se a vários técnicos das empresas fabricantes dos helicópteros para colaborar com os investigadores locais. O representante do governo francês na região também se deslocou ao local do acidente.
As causas do acidente continuam assim desconhecidas. A imprensa local, citando testemunhas, dizem ter avistado pequenas explosões no motor de um dos helicópteros, que depois perdeu o controlo do voo. Especula-se, ainda que uma das aeronaves tenha sido afetada por um remoinho de vento. Falha humana é outra das hipóteses em cima da mesa.
«Não se consegue entender este acidente, estava tudo perfeito. O voo anterior tinha verificado que estava tudo em condições para as gravações e nada faltava para começarem a gravar. No voo seguinte aconteceu esta tragédia», assegurou Mariano Platero, sócio da companhia argentina responsável pela trasladação dos participantes no "reality show".
Entre as vítimas do acidente encontram-se vários atletas olímpicos franceses, como como Camille Muffat, de 25 anos, que foi medalha de ouro, prata e bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012; Florence Arthaud, de 57 anos era uma prestigiada velejadora e o pugilista Vastine, de 28 anos, medalha de bronze nas Olimpíadas de 2008 em Pequim.