Churrascos, cerveja e equipamentos de ginástica numa das piores cadeias do Brasil
Fotografias encontradas em telemóveis apreendidos em 2014 e divulgadas hoje pelo jornal Folha de São Paulo mostram reclusos brasileiros da Penitenciária Lemos Brito, em Salvador da Baía, a fazer churrascos e a beber cerveja.
Corpo do artigo
Nas imagens, os reclusos posam, ao lado da carne e também de aparelhos de ginástica, dentro da penitenciária, considerada uma das cinco piores do Brasil.
O jornal brasileiro também avançou que há prostituição de mulheres, que entram na prisão como se fossem mulheres de presos, e que há a entrada de bebidas, frango e feijão, que depois são vendidos por alguns reclusos.
A unidade prisional, que tem capacidade para 771 reclusos, está superlotada e abriga 1.315 homens. O Ministério Público Estadual instaurou uma investigação sobre as condições da penitenciária, de acordo com a Folha de São Paulo.
O Governo da Baía, responsável pela unidade, informou que o Estado está «em situação bem melhor do que os demais Estados», e que há «um pouco de exagero» nas denúncias, citado pelo jornal.
Ainda de acordo com o Executivo Estadual, no passado já houve casos de divulgação de fotos «falsificadas ou antigas».