Chuva suficiente para um ano provoca o caos no Dubai: aeroporto submerso e escolas fechadas
Pelo menos uma pessoa morreu na sequência da forte tempestade. Os Emirados Árabes Unidos registaram um recorde de precipitação, com 254 mm a caírem em menos de 24 horas.
Corpo do artigo
Pelo menos uma pessoa morreu na sequência da forte tempestade que está a atingir os Emirados Árabes Unidos. As enormes inundações obrigaram a adiar ou desviar dezenas de voos no aeroporto internacional de Dubai, um dos mais movimentados do mundo. Na terça-feira, o país registou um recorde de precipitação, com 254 mm a caírem em menos de 24 horas. Este é o valor mais elevado dos últimos 75 anos.
Um vídeo publicado nas redes sociais mostra a pista do Aeroporto Internacional do Dubai completamente submersa enquanto os aviões tentam navegar pelas águas. A chuva não é habitual nos Emirados Árabes Unidos, mas ocorre periodicamente durante os meses mais frios de inverno.
As chuvas já terão abrandado nesta quarta-feira, mas, de acordo com a Reuters, a companhia aérea Emirates suspendeu o check-in dos passageiros que partem do Dubai até à meia-noite. O aeroporto ainda está a enfrentar perturbações significativas devido às chuvas fortes, com os passageiros a serem aconselhados a não irem para o local e a verificarem o estado dos voos com a companhia aérea, uma vez que são esperados atrasos nas partidas e nas chegadas.
Várias casas ficaram inundadas e diversos veículos foram abandonados nas estradas do Dubai, enquanto as autoridades enviaram camiões-tanque para bombear a água. Os principais centros comerciais e uma estação de metro também ficaram cheios de água. As escolas foram encerradas e o teletrabalho foi prolongado até esta quarta-feira.
Os serviços meteorológicos locais exortaram os residentes a tomarem “todas as precauções” e a “ficarem longe de áreas de inundações e de acumulação de água”. Já o gabinete de imprensa do governo dos Emirados Árabes Unidos descreve este como um evento climático “excecional”.