Imagens da cidade mostram os carros semi-submersos e engarrafamento do trânsito, com algumas das estradas principais completamente bloqueadas.
Corpo do artigo
As fortes chuvas que caíram durante a última noite no nordeste dos EUA deixaram partes da cidade de Nova Iorque debaixo de água na sexta-feira, interrompendo parcialmente a circulação do metro e o fluxo de voos nos aeroportos da capital financeira do país. A governadora local, Kathy Hochul, declarou estado de emergência para a cidade, Long Island, a leste, e para o vale do rio Hudson, a norte, avisando as pessoas para não viajarem nas estradas inundadas.
Imagens de toda a cidade de Nova Iorque mostram os carros semi-submersos e engarrafamento do trânsito, com algumas das estradas principais completamente bloqueadas. O enorme sistema de metro de Nova Iorque foi também atingido pelas inundações, com várias linhas encerradas em Brooklyn.
TSF\audio\2023\09\noticias\29\miguel_laia_18_h
"O serviço está suspenso em muitas estações. Por favor permaneçam em casa se não precisarem de viajar", aconselhou o metro nas redes sociais.
1707764191774359802
O Serviço Nacional de Meteorologia do país alertou para a possibilidade de inundações até ao final desta sexta-feira, com 5,1 centímetros de chuva a caírem por hora.
"O escoamento excessivo resultará, provavelmente, em numerosos casos de inundações repentinas em áreas urbanas e de drenagem, bem como ao longo de pequenos rios e riachos", avisou.
A chuva foi provocada por um fenómeno de baixa pressão ao longo da costa, no meio do Atlântico, que puxa o ar húmido do oceano. Em setembro de 2021, o furacão Ida também trouxe grandes inundações para a região, matando 13 pessoas.