Houve inundações e um colapso de uma mina artesanal na localidade de Nyangi, pertencente ao território de Fizi, na província de Kivu Sul.
Corpo do artigo
Pelo menos 10 pessoas morreram e cerca de 20 desapareceram na noite de sábado no leste da República Democrática do Congo (RDCongo) devido às chuvas na região, segundo as autoridades locais.
"Campos e casas foram inundados pelas cheias do rio Aowa", afirmou o presidente da sociedade civil no território de Fizi, Kitandala Santos, em declarações citadas pela Efe.
"Há vários mineiros artesanais que morreram num poço devido às fortes chuvas. Recolhemos os seus corpos", acrescentou o responsável.
As inundações e o colapso da mina artesanal ocorreram na localidade de Nyangi, pertencente ao território de Fizi, na província de Kivu Sul.
"Várias casas foram destruídas e três crianças ficaram feridas pelo colapso de uma delas. Além disso, uma mulher grávida sofreu um aborto depois de um muro lhe cair em cima", relatou a organização local da sociedade civil Ação Social para o Desenvolvimento Comunitário.
Kitandala Santos apelou às autoridades para a criação de mecanismos para proteger os mineiros artesanais, mais vulneráveis aos deslizamentos de terra, fenómenos que provocaram a morte de numerosas pessoas em minas naquela região.