Os quase 300 litros de chuva que caíram por metro quadrado nas últimas 24 horas provocaram o transbordo de rios, despejos e muita destruição.
Corpo do artigo
As chuvas torrenciais que têm afetado Espanha desde o início da semana provocaram, esta quinta-feira, dois mortos em Caudete, um município na província de Albacete com cerca de dez mil habitantes. As duas vítimas mortais estavam num carro que foi arrastado por uma torrente de água.
"Confirma-se a morte de duas pessoas, um casal de 70 anos, no interior de um carro que capotou depois de ter sido arrastado pela água na estrada para a Fuente la Higuera, em Caudete", pode ler-se no comunicado publicado no Twitter pelo serviço de emergências da região.
Seguimiento del METEOCAM
- 112 Castilla-La Mancha (@112clm) September 12, 2019
⚠️Se confirma el fallecimiento de dos personas, un matrimonio de 70 años, en el interior de un coche volcado, que había sido arrastrado por el agua en el camino de Fuente la Higuera, en #Caudete (#Albacete). #112clm
A DANA - acrónimo espanhol para Depressão Isolada de Nível Elevado - tem causado o transbordo de rios, despejos e destruição nas cidades de Valência, Múrcia e Castela-La Mancha. As inundações provocadas pelo rio Clariano em Onteniente, Valência, obrigaram ao resgate de pelo menos 40 pessoas. Cerca de 150 foram retiradas das suas casas.
Só nas últimas 24 horas, segundo a meteorologia espanhola, caíram quase 300 litros de chuva por metro quadrado na região de Vall d'Álbaida, na comunidade valenciana. Mais de 300 mil estudantes ficaram sem aulas, após dezenas de estabelecimentos de ensino terem sido obrigados a fechar portas, devido à chuva e vento.
Rajadas de vento com mais de 100 quilómetros por hora formaram um pequeno tornado, na cidade de Dénia, Alicante, que causou vários danos materiais, em particular num centro desportivo, embora sem provocar feridos.
Os serviços de meteorologia preveem ondas de três metros nas ilhas de Ibiza e Formentera, no mar Mediterrâneo.
TEMPORAL. La crecida Del río Clariano derriba un puente del siglo XVI de cuatro metros de altura sobre el cauce en Aielo de Malferit. En este video se puede ver el río a su paso por Ontinyent. En esta localidad han caído según @AEMET_CValencia 297 litros/m2 en las últimas horas pic.twitter.com/6OVAqyRDZp
- RTVEValencia (@RTVEValencia) September 12, 2019