Ciberataque em aeroportos europeus: mais de 50 voos cancelados ou com atrasos em Bruxelas
Bruxelas é, por esta altura, o aeroporto mais atingido pelo ataque informático que atingiu alguns dos maiores aeroportos europeus, como Berlim e Heathrow, em Londres. Há também um voo cancelado em Lisboa
Corpo do artigo
Mais de 50 voos no aeroporto de Bruxelas vão ser cancelados ou sofrer atrasos até à hora do almoço. É ainda a consequência do ciberataque, que provocou, no sábado, muitos atrasos e cancelamentos nos aeroportos de Bruxelas, Berlim e Heathrow, em Londres.
Bruxelas é, por esta altura, o aeroporto mais atingido pelo ataque informático que atingiu alguns dos maiores aeroportos europeus. Segundo a informação disponível no site do aeroporto, há 32 voos cancelados e 24 com atrasos. As autoridades aeroportuárias continuam a pedir aos passageiros que verifiquem o estado das ligações aéreas antes de viajarem para o aeroporto.
Em Lisboa, que não foi diretamente afetada pelo ataque informático, há indicação de um voo cancelado: trata-se da ligação da TAP a Bruxelas, que estava prevista para as 17h50.
Nos outros dois aeroportos mais atingidos pelo ataque informático - Heathrow, em Londres, e Berlim - também há atrasos e cancelamentos, mas de acordo com a informação disponível nos respetivos sites, a situação está bastante mais calma.
O aeroporto londrino de Heathrow, o maior da Europa, anunciou no sábado que o seu fornecedor de faturação e embarque estava com “um problema técnico” que poderia causar demoras nas partidas.
A informação surgiu depois de a autoridade aeroportuária belga ter afirmado que o aeroporto de Bruxelas foi atingido por um ataque informático contra o fornecedor de serviços de check-in e embarque, com impactos na programação das ligações com várias capitais, incluindo Lisboa.
Numa mensagem divulgada através da rede social X, Heathrow disse que a empresa Collins Aerospace, encarregada dos sistemas de embarque para “várias ligações aéreas em múltiplos aeroportos a nível mundial” estava com “um problema técnico que pode causar demoras aos passageiros que partem”.
"Enquanto, o fornecedor está a trabalhar para resolver o problema rapidamente, recomendamos aos passageiros que consultem o estado do seu voo com a companhia aérea antes de viajarem”, acrescentou a mesma fonte.
Da mesma forma, Heathrow pediu aos passageiros para chegarem ao aeroporto com pelo menos três horas de antecedência para voos de longo curso, ou duas horas para voos domésticos no Reino Unido, com o objetivo de “minimizar as interrupções”.
A mensagem de Heathrow chegou depois de o aeroporto de Bruxelas anunciar que tinha sido afetado durante a noite por um “ciberataque” contra o fornecedor de serviços de embarque, que também afetou outros nós aéreos como o de Berlim.
A situação implicou que as operações de check-in e embarque tivessem de ser feitas de forma manual. O aeroporto da capital belga sublinhou que o ataque teve um “grande impacto” no calendário de voos.
