O frio intenso, os nevões e os fortes ventos ameaçam os planos de milhões de pessoas que pretendem viajar nesta época de Natal. Há estradas cobertas de neve e cortadas devido a acidentes.
Corpo do artigo
Mais de cinco mil voos foram cancelados e outros 24 mil adiados, na quinta-feira, nos Estados Unidos devido a uma tempestade de inverno severa. O frio intenso, os nevões e os fortes ventos ameaçam os planos de milhões de pessoas que pretendem viajar nesta época de Natal.
Vários estados declararam estado de emergência, incluindo Nova Iorque, Oklahoma, Kentucky, Geórgia e Carolina do Norte. O "ciclone bomba único numa geração", como é apelidado pelos cientistas, deve também atingir o Texas.
De acordo com a imprensa norte-americana, citada pela agência de notícias AFP, há relatos de estradas cobertas de neve e vários acidentes.
"Várias estradas secundárias são consideradas atualmente como 'intransitáveis' devido à neve profunda e aos ventos", afirmou a Administração de Transportes de Dakota do Sul.
"Isto não é como um dia de neve quando éramos crianças", disse o presidente norte-americano, Joe Biden, aos jornalistas. "Isto é algo sério."
O chefe de Estado norte-americano pediu ainda às pessoas que fiquem atentas aos alertas das autoridades locais.
As previsões meteorológicas apontam que as temperaturas podem descer aos "20, 30 graus negativos" e os especialistas avisam que o vento frio fará com que a sensação térmica seja mais intensa.
As baixas temperaturas poderão vir ainda a provocar cortes no fornecimento de energia.