Cidadão português baleado pelo serviço de imigração dos EUA em "operação de fiscalização"

Foto: Robin Jonathan Deutsch on Unsplash/(arquivo)
A TSF já contactou o Ministério dos Negócios Estrangeiros, que remete para mais tarde esclarecimentos adicionais
Um homem de nacionalidade portuguesa, que estaria em "situação irregular" nos EUA, foi baleado pelo serviço de imigração norte-americano (ICE, na sigla em inglês), perto de Baltimore, depois de, alegadamente, ter recusado obedecer a ordens dos agentes.
O Departamento de Segurança dos EUA refere que os agentes "aproximaram-se de uma carrinha" durante uma operação de "fiscalização à imigração", tendo dado ordem para parar. O cidadão português, que conduzia a viatura, terá recusado cumprir a ordem das autoridades norte-americanas, "tentou fugir, embatendo em vários veículos".
Today, @ICEgov officers were conducting a targeted immigration enforcement operation in Glen Burnie, Maryland. Agents positively identified the driver of a van as Tiago Alexandre Sousa-Martins, an illegal alien from Portugal. In the passenger seat was Solomon Antonio... pic.twitter.com/M8tdlK39vx
- Homeland Security (@DHSgov) December 24, 2025
As autoridades indicam também que o português tentou "atropelar" os agentes do serviço de imigração, que, por "temerem pela vida e segurança pública", optaram por "disparar em legítima defesa, atingindo o condutor".
Segundo as autoridades norte-americanas, o condutor da carrinha foi identificado como Tiago Alexandre Sousa-Martins e estaria em "situação ilegal" no país. Seguia acompanhado por Solomon Antonio, um cidadão de El Salvador, que sofreu ferimentos na sequência do incidente.
O condutor acabou por embater contra uma árvore, tendo provocado ferimentos no passageiro. Ambos os ocupantes da carrinha foram hospitalizados, estão "estáveis" e não correm perigo de vida.
A TSF já contactou o Ministério dos Negócios Estrangeiros, que remete para mais tarde esclarecimentos adicionais.
