Cidadãos podem violar leis nacionais para prevenir crimes contra a paz, defende Snowden
Referindo-se aos princípios de Nuremberga de 1945, Snowden entende que as pessoas têm deveres internacionais que transcendem as obrigações nacionais de obediência.
Corpo do artigo
Edward Snowden defendeu, esta sexta-feira, que os cidadãos têm o devem de violar leis nacionais para prevenir crimes contra a paz e a humanidade.
Num comunicado através do Wikileaks, este ex-consultor da NSA, fazendo referência aos princípios de Nuremberga de 1945, Snowden entende que as pessoas têm deveres internacionais que transcendem as obrigações nacionais de obediência.
Snowden afirmou ainda que nunca pretendeu enriquecer nem vender segredos dos EUA, daí não ter feito qualquer pacto com um país estrangeiro para garantir a sua segurança.
Em vez disso, acrescenta, decidiu tornar públicas as informações sobre espionagem que afeta a todos e sublinhou que não tem arrependimentos a este respeito.
Apesar de admitir que esta decisão lhe saiu cara, Edward Snowden, que agradeceu todas as ofertas de apoio e asilo que lhe foram oferecidas nas últimas semanas, garantiu que esta foi a decisão certa a tomar.