Cidade de Narón lançou o programa "100 mil motivos de peso" para ajudar a população a combater o excesso de peso e a obesidade.
Corpo do artigo
Desde janeiro que Octavio Dopico anda às voltas com a dieta: "Já tenho menos dois quilos, tenho de continuar a insistir!"
Em nome da saúde, e para dar o exemplo, o vereador da Câmara de Náron promete insistir até 2020. Até lá, a cidade espanhola na província da Corunha, Galiza, tem em mãos um plano coletivo de combate à obesidade.
TSF\audio\2018\10\noticias\31\maria_miguel_cabo_gorditos_naron
Um plano coletivo?
O objetivo é perder 100 mil quilos em dois anos para melhorar a saúde da comunidade e ajudar os cidadãos a adotarem hábitos de vida mais saudáveis. No total, 4 mil dos 40 mil habitantes de Narón aceitaram o desafio da autarquia. Quem abraçou a causa tem um incentivo especial: acompanhamento médico, físico e alimentar à conta da câmara.
Ouvido pela TSF, o vereador explica que quem se inscreveu tem consultas médicas regulares para controlo de peso, indicações pertinentes sobre atividade física e dicas para uma dieta adequada. Entre os voluntários que participam no projeto há vários profissionais, desde médicos e enfermeiros a nutricionistas e cozinheiros.
Números de peso
A ideia da autarquia de Náron em envolver a população nesta causa comum nasceu no ano passado, tendo em conta os números registados no município: seis em cada 10 adultos têm excesso de peso ou são obesos e três em cada 10 crianças têm excesso de peso.
Além de baixar o índice de obesidade no município, as autoridades esperam que o plano contribua para reduzir problemas cardiovasculares e ajude a reduzir o tabagismo e o consumo de álcool.
Da saúde à solidariedade
O vereador Octavio Dopico explica que, mais do que saudável, o projeto é também solidário porque, no fim, os quilos que cada morador perder serão doados em alimentos a quem mais precisa: "Se perder 10 quilos irei doar esses 10 quilos em alimentos para um centro de recursos solidários que temos em Narón."
Para já não há balanço oficial do total de quilos perdidos desde janeiro, mas a balança não engana e há quem já tenha mesmo perdido mais de 10 quilos.
Motivo de orgulho para os galegos, o plano de Narón já foi distinguido além-fronteiras. A Associação Europeia para o Estudo da Obesidade considerou recentemente que é o melhor projeto de participação pública em vigor na Europa.