A VI Cimeira das Américas terminou hoje com «compromissos» em algumas matérias, nomeadamente um mandato da Organização dos Estados Americanos (OEA) para estudar alternativas à luta contra o narcotráfico, anunciou o Presidente colombiano.
Corpo do artigo
O Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que falava à imprensa, disse que não houve temas «interditos», sem desvendar se haverá uma declaração final.
No entanto, a AFP adianta que não haverá declaração final da Cimeira em virtude de um diferendo com os Estados Unidos quanto à exclusão de Cuba, o que coloca em perigo esta conferência continental.
A Cimeira contou com a presença, entre outros, do Presidente norte-americano, Barack Obama, e com a ausência de quatro chefes de Estado, entre eles Hugo Chávez, da Venezuela.
A presidente argentina, Cristina Fernández, que chegou a posar para a fotografia coletiva, antecipou a partida para Buenos Aires, especulando a imprensa colombiana, segundo a Efe, pelo facto de não constar no documento final qualquer referência às pretensões argentinas à soberania do arquipélago das Malvinas, sob bandeira britânica.