O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy em Haia. Antes, o chefe da diplomacia russa disse não estar preocupado com a exclusão do seu país deste grupo.
Corpo do artigo
A cimeira do G7 será realizada em Bruxelas em junho em vez da programada cimeira do G8 em Sochi, anunciou o presidente do Conselho Europeu, citado pela agência AFP.
A decisão anunciada esta segunda-feira por Herman van Rompuy foi tomada durante uma reunião em Haia, organizada por iniciativa do presidente dos EUA, Barack Obama, para protestar contra a intervenção russa na Crimeia.
Uma fonte diplomática francesa, citada pela agência Reuters, indicou que o G7 não está a ponderar a suspensão da Rússia deste grupo.
Antes, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros tinha dito que não seria um «grande problema» se a Rússia fosse excluída do grupo das oito maiores potências mundiais.
Numa conferência de imprensa em Haia, Sergei Lavrov lembrou que o «G8 é um grupo informal e que, por isso, «ninguém pode expulsar ninguém» e que «se os nossos parceiros pensam que este formato está ultrapassado, que assim seja».
«Não estamos agarrados a este formato e não vemos grande tragédia se o G8 não se reunir», acrescentou o chefe da diplomacia russa nesta cidade holandesa, onde está a decorrer a III Cimeira Internacional sobre Segurança Nuclear.