O chefe do governo italiano anunciou, esta quinta-feira, que o Conselho Europeu foi antecipado para 29 de Janeiro, devido à convocação de uma greve geral na Bélgica para dia 30.
Corpo do artigo
A cimeira «foi antecipada para 29 por razões técnicas», declarou Mário Monti durante uma intervenção na Câmara dos Deputados.
Monti intervinha no Parlamento um dia depois de se ter encontrado com a chanceler alemã, Angela Merkel, e antes de vários outros encontros europeus, incluindo o de 18 de Janeiro em Londres com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e as reuniões da Zona Euro e do Ecofin a 23 e 24.
O presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, tinha anunciado em finais de Dezembro a realização de um Conselho Europeu para 30 de Janeiro.
Um pré-aviso de greve geral entregue para a mesma data poderá provocar a paralisação dos transportes na Bélgica.
O Conselho Europeu de finais de Janeiro deverá teoricamente abordar temas como o emprego e o crescimento, que têm sido eclipsados pelo tema da resolução da crise da dívida.
A cimeira também deve servir para preparar a reunião formal dos chefes de Estado e de Governo dos 27 prevista para 1 de Março.