Os líderes da zona euro chegaram hoje de madrugada a acordo sobre a possibilidade de recapitalização direta dos bancos, mas quando houver uma supervisão bancária integrada pelo Banco Central Europeu, anunciou o presidente do Conselho Europeu.
Corpo do artigo
Numa conferência de imprensa no final de uma cimeira da zona euro, Herman van Rompuy indicou que os chefes de Estado e de Governo do espaço monetário único também abriram a porta à possibilidade de «os países que se portam bem» poderem recorrer aos mecanismos de estabilidade - o atual fundo europeu e o novo mecanismo europeu permanente - para aliviar a pressão dos mercados.
Van Rompuy disse que o objetivo dos líderes da zona euro é que estas medidas, classificadas como de «curto prazo», sejam tratadas com cariz de urgência e decididas nos próximos meses.
Os países da zona euro acordaram também que a ajuda à banca espanhola será gerida primeiramente através do fundo de resgate temporário (FEEF) e depois será transferida nas mesmas condições para o permanente (MEE).