Mais de cinco mil voos foram hoje cancelados nos Estados Unidos devido à tempestade de neve Juno, que já obrigou os governadores dos Estados de Nova Iorque e Nova Jérsia a decretar o estado de emergência.
Corpo do artigo
Segundo as autoridades, 50 por cento dos voos previstos para o aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque, foram cancelados e o aeroporto de Boston cancelou os voos previstos desde hoje até quarta-feira. O site flightaware.com refere que 5.830 voos foram cancelados entre segunda e terça-feira.
Os governadores de Nova Iorque e de Nova Jérsia declararam o estado de emergência e pediram às pessoas para saírem do trabalho mais cedo, decidindo também o encerramento de algumas estradas.
O metro de Nova Iorque foi fechado, os carros também já não circulam, apenas podem andar nas ruas os veículos de emergência. A neve pode atingir meio metro de altura, também o vento vai soprar forte com rajadas que podem chegar aos 80 quilómetros por hora.
[youtube:BzB_Hm-BeH4]
A tempestade de neve deverá atingir principalmente o nordeste do país e o serviço nacional de meteorologia norte-americano tem feito alertas desde Nova Jérsia até à fronteira com o Canadá, incluindo Nova Iorque e Boston. A neve, que já começou a cair, pode atingir um metro de altura em algumas áreas.
«Pode ser uma questão de vida ou de morte e não se está a dramatizar. Por isso, é pedida precaução», afirmou o governador do Estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo.
No domingo, o mayor de Nova Iorque, Bill de Blasio, considerou que a tempestade de neve Juno poderá ser uma das maiores da história da cidade e pediu aos nova-iorquinos para encararem a tempestade como uma emergência e para não circularem nas estradas ou andarem nos passeios se não houver necessidade.