Nas últimas semanas tem-se assistido a uma rara e elevada série de tornados nos Estados Unidos da América
Corpo do artigo
Uma série de tornados tão próximos uns dos outros, que um pode atravessar o percurso de outro, atravessaram, esta noite, os Estados do Ohio e Indiana, provocando um morto e 130 feridos, além de destruírem casas e fecharem escolas.
Estas tempestades fizeram parte das 55 que os meteorologistas afirmaram que, desde segunda-feira, atravessaram oito Estados.
Os ventos arrancaram telhados, levantaram casas pelas fundações, desfolharam árvores, derrubaram linhas de transporte de eletricidade e levantaram tantos detritos que eram visíveis nos radares.
Em Celina, Ohio, um octogenário, Melvin Dale Hannah, morreu devido a um carro estacionado ter sido projetado contra a sua casa, afirmou o autarca Jeffrey Hazel. "Há áreas que parecem mesmo uma zona de guerra", acentuou.
O governador do Ohio, Mike DeWine, declarou o estado de emergência em três condados, particularmente atingidos, autorizando os agentes estaduais a suspenderem os procedimentos habituais para as compras públicas, de forma a comprarem com rapidez água e geradores, por exemplo.
Relatórios colocados em linha pelo Centro de Previsões de Tempestades, no Serviço Meteorológico Nacional mostram que houve 14 tornados no Estado do Indiana, 12 no Colorado, nove no Ohio, sete no Iowa, cinco no Nebraska, quatro no Ilinóis, três no Minnesota e um no Idaho
O dia de segunda-feira foi no 11.º consecutivo com pelo menos oito tornados ativos nos EUA, afirmou Patrick Marsh, meteorologista no Centro de Previsões de Tempestades. O último ano em que tal aconteceu foi em 1980.