A cadeia de televisão francesa France 24 confirmou hoje o desaparecimento do correspondente na Colômbia, Romeo Langlois, na sequência de um ataque da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) contra o exército colombiano.
Corpo do artigo
Num comunicado, a cadeia pública sublinha que não tem notícias do jornalista desde sábado, quando ocorreu o confronto entre as FARC e o exército colombiano, que pretendia desarticular um laboratório de drogas.
«Sabemos que é uma região perigosa. Estamos inquietos mas confiamos no Romeo, que conhece bem a zona e tem muita experiencia», indicou a chefe de redação, Nahida Nakad, adiantando que espera que o jornalista esteja «são e salvo».
«A redação da France 24, em coordenação com o ministério dos Negócios Estrangeiros e com as autoridades colombianas, está a fazer todo o possível para obter outras informações sobre o destino do seu jornalista», adiantou o canal.
Langlois, de 35 anos, estava na Colômbia há cerca de 10 anos e era colaborador de diversos meios de comunicação como a France 24 e o jornal francês Le Fígaro.
O jornalista viajou num helicóptero do exército colombiano para a região de Caquetá para elaborar uma reportagem sobre as operações contra o narcotráfico.
O aparelho aterrou num campo minado e foi atacado pela guerrilha, tendo provocado um tiroteio.
Três soldados e um polícia morreram, enquanto quatro militares, um polícia e o jornalista francês estão desaparecidos.