Com vontade de viajar pela Europa? Há 35 mil passes gratuitos para jovens de 18 anos

Leonardo Negrão/Global Imagens (arquivo)
Iniciativa da União Europeia permite aos jovens nascidos em 2004 viajarem de comboio pela Europa.
Terminou a espera. Os jovens da União Europeia já podem candidatar-se a um dos 35 mil passes disponíveis para poderem descobrir a Europa, principalmente de comboio. O DiscoverEU, uma iniciativa do programa Erasmus+, garante aos selecionados uma viagem com a duração mínima de uma dia e máxima de 30 dias, a realizar entre 1 de março de 2023, e 29 de fevereiro de 2024.
Daniel Rosário, porta-voz da representação portuguesa da Comissão Europeia em Portugal, explicou à TSF que este programa tem o objetivo de permitir que os jovens de 18 anos "descubram a Europa através de experiências de aprendizagem", tendo "a oportunidade de conhecer a Europa de uma forma sustentável, em viagens de comboio".
TSF\audio\2022\10\noticias\11\daniel_rosario_1_o_q_e_discovereu
Podem, desta forma, conhecer todos os países que fazem parte de União Europeia, mas também os outros seis que fazem parte do programa Erasmus+, e com uma "componente cultural muito forte", uma vez que este passe de InterRail é acompanhado de um cartão de desconto que dá acesso a visitas culturais, atividades de aprendizagem.
O Discover EU está aberto aos jovens residentes da União Europeia, ou de um dos países terceiros associados ao programa Erasmus, como são os casos da Islândia, o Lichenstein, a Macedónia do Norte, a Noruega, a Sérvia e a Turquia.
Para se candidatarem, basta que os jovens tenham nascido entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2004, e apresentar uma candidatura. "O portal das candidaturas vai estar aberto até ao dia 25 de outubro. Basta apenas apresentar a candidatura, responder a meia dúzia de perguntas, e depois esperar que o comité de seleção, com base no perfil das candidaturas, e na resposta correta a essas perguntas, estabeleça a sua seleção, faça a sua lista, e distribua os passes disponíveis", revelou o porta-voz da representação em Portugal da Comissão Europeia.
TSF\audio\2022\10\noticias\11\daniel_rosario_3_candidaturas
O programa DiscoverEU surgiu em 2018 e, desde então, que a procura tem vindo a aumentar, o que demonstra que a iniciativa era algo muito desejado pelos jovens europeus.
"Foi uma iniciativa que foi ao encontro de uma grande vontade de conhecer, de viajar e de partilhar, porque a procura tem sistematicamente ultrapassado a oferta de passes disponíveis. Para dar uma ideia, nos dois primeiros anos, em 2018 e 2019, foram distribuídos 70 mil passes, para 350 mil jovens que se candidataram" revelou Daniel Rosário.