Comer entre os peixinhos. Já abriu o primeiro restaurante debaixo de água da Europa
O primeiro restaurante debaixo de água da Europa (que é também o maior do mundo) abriu, este mês, na Noruega. Mais de 7 mil clientes já reservaram lugar para comer
Corpo do artigo
Peixes no prato e peixes à janela. No "Under", o primeiro restaurante submerso da Europa, o fundo do mar não se fica pela ementa.
Para comer a cinco metros de profundidade terá de viajar até Spangereid, no sul da Noruega, onde fica o novo restaurante - o primeiro do género na Europa, mas também o maior do mundo, com capacidade para 100 lugares sentados.
O estabelecimento só abriu este mês, mas já é um verdadeiro caso de popularidade, com mais de 7 mil reservas de pessoas que querem mergulhar nesta experiência gastronómica imersiva.
"Queremos atrair turistas de todo o mundo. É esse o nosso objetivo", revelou Gaute Ubostad, um dos criadores do restaurante, que fez questão de contratar o chef Nicolai Ellitsgaard Pedersen, anteriormente responsável pela cozinha de estabelecimentos distinguidos com estrela Michelin.
Por fora, o próprio edifício procura imitar a forma de uma rocha que surge da água, tendo sido concebido pela premiada empresa de arquitetura Snøhetta. Por dentro, o restaurante exibe uma prede de vidro, por onde os clientes conseguem ver, no seu habitat natural, animais como bacalhaus, ouriços marinhos, caranguejos, lagostas, mini tubarões e até focas!
Para garantir que há sempre animais junto ao restaurante, foi montada uma luz artificial que atrai o plâncton, o alimento primário de muitas destas espécies.