A secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton disse, na terça-feira, durante a visita a Jerusalém, que o compromisso dos Estados Unidos para com a segurança de Israel era «inabalável».
Corpo do artigo
Hillary Clinton, interrompeu a participação na cimeira da Ásia Oriental, no Camboja, para se deslocar a Jerusalém, onde esteve reunida durante mais de duas horas com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, segundo o Departamento de Estado dos Estados Unidos.
A responsável norte-americana apelou ao «apaziguamento» da escalada de violência que prossegue em Gaza desde a semana passada, sem no entanto fazer referência às negociações em curso para obter uma trégua entre o exército israelita e grupos armados palestinianos.
«O compromisso norte-americano para com a segurança de Israel é forte como uma pedra e inabalável. É por isso que eu considero essencial obter um apaziguamento da situação em Gaza», afirmou Hillary Clinton durante uma breve conferência de imprensa.
A chefe da diplomacia americana disse também que «nos próximos dias, os Estados Unidos trabalharão com os seus parceiros aqui em Israel e na região para promover a segurança de Israel, melhorar as condições de vida da população de Gaza e contribuir para a paz total para todos os povos da região».
«Os ataques de 'rockets' das organizações terroristas a partir de Gaza para estas cidades (de Israel) devem acabar e a calma deve ser restaurada», afirmou.
Hillary Clinton é hoje esperada na cidade de Ramallah, na Faixa de Gaza, seguindo depois para o Egito, onde deverá reunir-se com o Presidente, Mohamed Morsi, para abordar o conflito entre Israel e a Palestina.