A União Europeia de Radiodifusão diz que comportamento de cantor neerlandês "é considerado uma violação das regras do concurso"
Corpo do artigo
"O artista holandês Joost Klein não competirá na Grande Final do Festival Eurovisão da Canção deste ano." É com esta frase que a União Europeia da Radiodifusão (EBU) dá conta de que decidiu excluir os Países Baixos da final da Eurovisão, que acontece esta noite na Suécia.
Na sexta-feira, Joost Klein, o cantor que representa o país, foi suspenso, depois da organização dar conta de um incidente que envolveu o cantor holandês. Já esta manhã, a organização da Eurovisão informa em comunicado que o músico está, afinal, fora do certame.
A EBU explica que a polícia sueca está a investigar uma denúncia feita por um mulher que integra a produção do concurso. "Enquanto o processo legal segue o seu curso, não seria apropriado que ele continuasse no concurso", escreve a organização em comunicado.
"Mantemos uma política de tolerância zero em relação a comportamentos inadequados no nosso evento e estamos comprometidos em fornecer um ambiente de trabalho seguro para todos os funcionários do concurso. À luz disto, o comportamento de Joost Klein em relação a um membro da equipa é considerado uma violação das regras", considera a EBU.
A estrutura esclarece ainda que, ao contrário de alguma "especulação" que tem sido levantada nas redes sociais, "este incidente não envolveu nenhum outro artista ou membro da delegação".
O canal holandês Avrotros já considerou "desproporcionada" a exclusão do concorrente, e disse estar "chocado com a decisão", assegurando que voltará ao assunto "mais tarde", segundo um comunicado que enviou à AFP.
Com a expulsão do concorrente dos Países Baixos, são 25 os países que vão lutar esta noite por uma vitória na Eurovisão. Portugal está na final do certame. A cantora iolanda sobe a palco esta noite na cidade de Malmö com o tema "Grito".
