O Conselho de Segurança da ONU condenou os ataques de segunda-feira às embaixadas norte-americana e francesa em Damasco promovidos por manifestantes partidários do governo sírio.
Corpo do artigo
«Os membros do Conselho de Segurança condenam nos termos mais fortes os ataques contra as embaixadas em Damasco, que resultaram em danos nas instalações e na lesão de pessoal diplomático», disse aos jornalistas Peter Wittig, embaixador alemão na ONU e actual presidente do Conselho de Segurança.
«Nesse contexto, os membros do Conselho de Segurança pedem que as autoridades sírias protejam as instalações e os funcionários da diplomacia», frisou.
Os manifestantes protestavam contra as visitas dos embaixadores norte-americano e francês à cidade rebelde de Hama, no final da semana passada, sem autorização.
Depois deste ataque, os norte-americanos trataram de pedir explicações ao embaixador sírio em Washington e de apresentar uma queixa formal.
O embaixador sírio já veio dizer que algumas das pessoas que participaram na tentativa de invasão daquelas embaixadas serão levadas à justiça.
A Casa Branca considerou o ataque à embaixada norte-americana um acto inaceitável.