Na reunião vai ser discutido um projeto de resolução distribuído pela Rússia e um texto que condena "os odiosos ataques terroristas do Hamas" apresentado pelo Brasil.
Corpo do artigo
O Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se esta segunda-feira às 23h00 (hora de Portugal continental) para decidir sobre o conflito entre Israel e o Hamas e discutir dois projetos de resolução concorrentes.
Na sexta-feira, a Rússia distribuiu aos Estados-membros do Conselho um projeto de resolução que será submetido a votação e que apela a um "cessar-fogo humanitário imediato, duradouro e totalmente respeitado" e a um acesso humanitário "sem entraves" à Faixa de Gaza.
O Brasil, que preside ao Conselho durante este mês, também apresentará um texto que condena "os odiosos ataques terroristas do Hamas", de acordo com fontes diplomáticas.
O texto proposto por Moscovo "condena veementemente toda a violência e hostilidades contra civis e todos os atos de terrorismo".
Contudo, pelo menos na versão que circulou até domingo, o projeto de resolução não designava o Hamas, enquanto os Estados Unidos insistem em que o Conselho de Segurança condene claramente os "hediondos atos terroristas" do movimento islamita palestiniano que lançou um ataque em 7 de outubro numa escala sem precedentes contra Israel.
Para ser adotada, uma resolução exige a aprovação de pelo menos nove dos 15 membros do Conselho, sem qualquer veto de um dos cinco membros permanentes (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia, China).