O Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas realiza na próxima sexta-feira uma sessão especial sobre a situação na Síria, a pedido dos EUA, indicou hoje um porta-voz da ONU.
Corpo do artigo
«Haverá uma sessão especial do Conselho na sexta-feira às 11:00 (10:00 em Lisboa) sobre a situação dos direitos humanos na Síria», indicou um porta-voz, Cédric Sapey, assinalando que o pedido da sessão foi apresentado pelos EUA.
«Tendo em conta os desenvolvimentos no terreno este fim de semana, pensamos que a situação merece uma atenção especial», declarou um diplomata ocidental à agência noticiosa francesa AFP.
A repressão das manifestações hostis ao regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, causaram pelo menos 107 mortos na Síria entre sexta-feira e domingo, segundo o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, que exortou Damasco a investigar os acontecimentos.
Para marcar uma sessão extraordinária é necessária uma maioria de 16 membros, ou seja, um terço dos que compõem o Conselho com 47 elementos.
Além dos EUA, assinaram o pedido a França, Reino Unido, Espanha, Bélgica, Hungria, Japão, México, Noruega, Polónia, República da Coreia, Moldova, Eslováquia, Suíça, Zâmbia e Senegal.