O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, decidiu cancelar a cimeira a 28 prevista para Bruxelas, mantendo apenas a cimeira da zona euro, indicando que esta durará até serem concluídas as negociações sobre a Grécia.
Corpo do artigo
Para hoje, Tusk havia convocado duas cimeiras: uma reunião a 19, dos chefes de Estado e de Governo da zona euro, com início previsto para as 16:00 locais (15:00 de Lisboa), e outra a 28, no formato de Conselho Europeu, que começaria duas horas mais tarde.
"Cancelei o Conselho Europeu hoje. A cimeira do euro começará às 16:00 e durará até concluirmos as conversações sobre a Grécia", indicou Tusk, na sua conta na rede social Twitter.
[twitter:620138459236311040]
Antes da cimeira, decorrerá uma nova reunião dos ministros das Finanças da zona euro, que se encontrarão a partir das 11:00 locais (10:00 de Lisboa), depois de o Eurogrupo de sábado, que se prolongou por cerca de nove horas, ter sido inconclusivo.
"Tivemos uma discussão aprofundada sobre as propostas gregas, a questão da credibilidade e confiança, e discutimos também, claro, as questões financeiras envolvidas. Mas não concluímos as nossas discussões, pelo que continuaremos às 11:00 (10:00 em Lisboa). Ainda é muito difícil, mas há trabalho ainda em progresso, é tudo o que posso dizer", declarou à saída o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, escusando-se a fazer mais comentários.