Conselho Nacional Sírio pede à Liga Árabe que o reconheça como representante do povo
O Conselho Nacional Sírio, que agrupa a maioria das organizações opositoras do regime de Bashar al-Assad, pediu este domingo à Liga Árabe a suspensão de Damasco na organização e o reconhecimento do conselho como único representante do povo sírio.
Corpo do artigo
Num documento entregue ao secretário geral da Liga Árabe, Nabil Al Arabi, ao qual a agência EFE teve acesso, o conselho pediu também à organização que apoie os esforços internacionais para proteger os civis sírios.
A iniciativa da oposição síria decorreu em simultâneo com a reunião urgente dos ministros dos Negócios Estrangeiros árabes, que se iniciou este domingo, no Cairo, para estudar uma possível suspensão da participação de Damasco na Liga Árabe.
O opositor sírio Yaser Al Nayar, um dos que integram a delegação da oposição que se reuniu com Al Arabi, disse que «há que reconhecer o conselho como representante do povo sírio».
Poucas horas antes do início da reunião da Liga Árabe, dezenas de cidadãos sírios manifestaram-se em frente à sede do organismo na capital egípcia, condenando o regime de Damasco.
O Presidente da Síria decretou no sábado a formação de um comité para preparar a elaboração de uma nova Constituição no prazo máximo de quatro meses, informou a agência oficial Sana.