O Conselho para os Direitos Humanos, órgão consultivo junto do presidente da Rússia, exige a demissão do dirigente da Comissão Eleitoral e a realização de novas eleições parlamentares.
Corpo do artigo
Depois de uma longa reunião que se prolongou pela noite dentro, o Comité publicou, de madrugada, um comunicado onde defende ser necessário entregar imediatamente o cargo de presidente da Comissão Eleitoral «a uma pessoa com reputação impecável e que goze de prestígio na sociedade civil».
Este comité, criado pelo presidente Medvedev para dar a palavra à sociedade civil, considera também que é necessário «investigar as violações da lei eleitoral, castigar criminalmente os culpados pelas falsificações dos resultados, dissolução das comissões eleitorais culpadas de infracção da lei e sua renovação até às eleições presidenciais para garantir ao máximo eleições limpas».
Os conselheiros do presidente russo para os direitos humanos consideram urgente «a aprovação de uma nova lei eleitoral com vista à realização de eleições parlamentares antecipadas».
Este comunicado foi publicado no dia em que a oposição russa tenta organizar uma das maiores manifestações de protesto contra os resultados das eleições parlamentares de 4 de Dezembro em Moscovo e noutras cidades russas.